top of page
O STF envolvido na Política

 

 

De uns anos para cá, tenho percebido nitidamente o envolvimen to do STF com a política. A sua aproximação clara e nítida, ao menos com o governo federal.

Talvez o STF começou a “sair” de seu devido lugar, provavelmente por causa da internet ou pelos caprichos de seus ministros, que resolveram “sair da caixinha”.

Antes, não se falava do STF, e havia uma impressão de que era um dos poderes ou o poder superior, em que não se contestava qualquer de suas decisões. Eram como os Deuses do Olimpo. A sua decaída moral, muito visível ultimamente, manchou terrivelmente sua imagem e praticamente hoje em dia é um poder constantemente combatido pelos outros poderes como pela própria população, que obtem as abundantes informações sobre tudo o que acontece pela mídia moderna e rápida. Imagina, que tem um ou alguns integrantes do STF que são praticamente odiados por muita gente. Isso nunca aconteceu antes. Era algo assim: antres, tinha suas regalias, em que chegavam ao ponto, e olha que não tanto tempo assim, em que um dos ministros saía para fora  quando caía chuva, e uma mulher o protegia com um guarda chuva até o trajeto ao carro. Até para se sentarem em suas cadeiras, não sei se ainda continua esse ato, vinham os funcionários e cobriam-lhes com suas roupas formais de trabalho. Acontece que estamos em outros tempos e eles demoraram para reconhecer esses abusos do serviço ao que lhes era rotina. Nem sei como permitiram a criação de uma tv a qual mostram seus julgamentos e trabalhos diários.

Vamos pensar o seguinte: são três poderes superiores: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário... se nos dois primeiros, para Presidente da da República e Deputados e Senadores, há eleições, por que no terceiro poder não tem eleições também? E pior: esses ministros tem mandato "quase" perpétuo, podendo se aposentar até os 75 anos, segundo a lei. E olha que só podem sair de lá, se o Senado decidir, mas para isso, há um colegiado... mas nunca houve um caso assim até hoje, desde que o Brasil é Brasil. No mínimo, deveria ter um concurso público para esses servidores públicos, mas não, há um conluio político através da nomeação pelo Presidente da República. Imagina se o Presidente não escolheria um que não estivesse alinhado com seus interesses? É muito engraçado, não é? São onze juízes no STF, mas apesar de o cargo não ter nenhuma semelhança com os ministros do Poder Executivo, ainda levam o título de Ministros!

A imagem de um de seus ministros, o mais ou um dos mais odiados, é de estar sempre com a cara brava e mal humorado. Algumas das decisões desse tribunal, abusivas, chegam ao ponto de refletir e até “incomodar” países estrangeiros, pois nota-se sua extrema participação nas circunstâncias políticas. O Senado é o poder que poderia questionar suas decisões, mas parece que, por medo de alguns senadores serem punidos por eles, talvez no momento atual ou no futuro, não os confrontarem tanto, devido ao fato de existirem, claro, as retaliações.

Atualmente, vi um caso em que a Espanha pede a extradição de um criminoso, também da Europa, e um ministro ou o próprio STF não aceitam extraditá-lo, segundo as informações da mídia, por simplesmente a Espanha não extraditar um jornalista brasileiro, refugiado por lá, condenado no Brasil apenas por fazer ou criticar o STF, onde há mais casos assim, com jornalistas famosos se refugiando aos EUA  e condenados também pelo mesmo motivo aqui no Brasil. Isso com certeza é um abuso,  lembrando claramente as mesmas atitudes da época da Ditadura no país. Agora, quer dizer que se xingarem um ministro ou o próprio STF, é extrapolar a liberdade de expressão, como eles dizem? Se é assim, já existe a lei da calúnia, onde o problema fica entra os próprios envolvidos, o tal ou tais ministros e o jornalista. Eles que resolvem suas bricas, particulares, e não usar o STF como poder para protege-los, a máquina do Estado. Imagina, que  um deputado federal, que tem  imunidade parlamentes, pode se expressar coo queira, e ataca o STF e um ou mais de seus ministros, e acaba sendo preso por  eles próprios, onde existe esse conflito de interesse, já que não há onde mais se recorrer, já que eles são a última instância, e nem mesmo apelando aos tribunais internacionais, nada se consegue, devido, claro, a autonomia do país. Falar ou xingar agora no Brasil, ofender políticos, ou mesmo um cidadão xingar outro cidadão, o governo implantou uma lei para entrar no meio dessas brigas, como o racismo, e devido a militância desses “poderes” governamentais, de funcionários públicos que se sentem no dever de “progeger a minoria”, resolver perseguir e mandar para a prisão cidadãos que comentem esse “crime” de ofenderem qualquer pessoa que seja, chegando ao ponto de atingir até partidas de futebol, onde deve-se parar o jogo, devido ao fato de um jogador xingar o outro por questões de racismo, onde já existe, como eu disse, a lei da calúnia e difamação... sendo assim, o problema é entre aqueles envolvidos... mas não, usam o poder do Estado, gastando o dinheiro público, para levarem os “briguentos” para a cadeia, gastando a cara  gasolina nas viaturas policiais, inibindo o tempo dos policiais para esse caso, sendo que há crimes cometidos com muito mais relevância, como sabemos.

Por isso, vemos que a tal militância pela “minoria”, atingiu não só os integrantes do Governo, como o próprio STF, os quais tentam cercear a liberdade do cidadão, da imprensa, dos jornalistas, onde não se deve falar isso ou aquilo, senão vai preso. O cidadão brasileiro hoje em dia tem o dever de nascer sabendo das leis, e até menores de idade são presos, os quais também não podem xingar nada e ninguém, senão, são punidos. Olha em que ponto chegamos. O STF procura ao máximo impedir as redes sociais, as plataformas, como Google, Instragram, X, Facebook etc, de permitir que os políticos e tais, não falem mal de nada, usando a desculpa que fazer isso e crime, é uma “agressão”, como se fosse uma agressão física, colocando esses dois fatores unidos, para defenderem seus pontos de vista, para atuarem nessas militâncias políticas.  Parece que os Ministros do STF ficam o dia inteiro de olho nas redes sociais, para punir quem fala mal deles ou de sua Instituição. 

Há algum tempo, pasmem, soltaram um integrante da terrível máfia PCC, saindo pela porta da frente, onde foi filmado, e alegam que fizeram isso para cumpra a lei...humm... interessante, ficam prendendo cidadãos que se xingam, e soltando criminosos dos mais perigosos que existe.

O texto aqui, continuará...

 

Texto elaborado (por enquanto, até aumentar mais, se não houver perseguição política), por Fram Souzha, em Maio de 2025.

Gratos por sua visita!

  • Ícone do Youtube Branco
  • Ícone do Snapchat Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Ícone do Youtube Branco
Quer participar destes eventos? 
Você é nosso(a) convidado(a)!

11-98840-9606 - Whatsapp

© 2024 por Fram Souzha

Obrigado pelo envio!

bottom of page